Nota remitida polo PCP:
Realiza-se em Lisboa, nos dias 10, 11 e 12 de Novembro, um Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários que deverá contar com a presença de cerca de setenta delegações destacando-se, desde já, a confirmação da presença de personalidades do movimento comunista internacional como Blade Nzimande, Secretário Geral do Partido Comunista da África do Sul, Aleka Papariga, Secretária Geral do Partido Comunista Grego, Guenadi Ziugannov, Presidente do Comité Central do Partido Comunista da Federação Russa e Fernando Esteñoz, membro do Secretariado do Comité Central do Partido Comunista de Cuba. Este Encontro Internacional, que na sequência de outros encontros internacionais, que desde 1998 se têm vindo a realizar em Atenas, reunirá partidos comunistas e operários de todo o mundo, abordará este ano o tema “Perigos e potencialidades da situação internacional, a estratégia do imperialismo e a questão energética. A luta dos povos e a experiência da América Latina, a perspectiva do socialismo”. O Secretário-geral do PCP, que dará início aos trabalhos com uma intervenção de saudação a todos os participantes, participará ainda no sábado, dia 11, em Almada, num comício que contará com a presença de todas as delegações presentes no Encontro Internacional.
Encontro Internacional em Lisboa
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
Realizar-se-á em Lisboa, nos próximos dias 10, 11 e 12 de Novembro, um Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários que deverá contar com a presença de cerca de setenta delegações destacando-se, desde já, a confirmação da presença de personalidades do movimento comunista internacional como Blade Ndzimande, Secretário Geral do Partido Comunista da África do Sul, Aleka Papariga, Secretária Geral do Partido Comunista Grego, Guenadi Ziugannov, Presidente do Comité Central do Partido Comunista da Federação Russa entre muitos outros Secretários Gerais e altos dirigentes de Partidos Comunistas e Operários de todo o mundo como Fernando Esteñoz, membro do Secretariado do Comité Central do Partido Comunista de Cuba e chefe do seu departamento de relações internacionais.
Desde Maio deste ano, e após a realização de várias reuniões preparatórias em que o PCP participou na qualidade de partido anfitrião, que o Encontro Internacional entrou numa fase decisiva da sua preparação
Este Encontro Internacional, que na sequência de outros encontros internacionais, que desde 1998 se têm vindo a realizar em Atenas, reunirá partidos comunistas e operários de todo o mundo, abordará este ano o tema “Perigos e potencialidades da situação internacional, a estratégia do imperialismo e a questão energética. A luta dos povos e a experiência da América Latina, a perspectiva do socialismo”.
Os Encontros Internacionais de Partidos Comunistas e Operários têm vindo a confirmar-se como um dos mais importantes espaços de âmbito internacional de intercâmbio de experiências e informações sobre a situação em cada país e da luta que aí se desenvolve; de discussão de assuntos centrais da evolução da situação mundial e da luta dos trabalhadores e dos povos; de consideração de iniciativas comuns dos Partidos participantes e de afirmação da solidariedade internacionalista, especialmente com os povos que hoje desenvolvem corajosos processos de luta contra a exploração, a opressão e a guerra imperialistas.
O Secretário-geral do PCP, que dará início aos trabalhos com uma intervenção de saudação a todos os participantes, participará ainda no sábado, dia 11, em Almada, num comício que contará com a presença de todas as delegações presentes no Encontro Internacional.
Neste encontro estará presente a voz dos comunistas no Estado Español, representados polo camarada Quim Boix Lluch, Secretario de R. Internacionais do CC do PCPE.
Nos próximos dias publicaremos un resumo da súa intervención.